Casa da Cerca / Palácio da Cerca
| IPA.00002135 |
Portugal, Setúbal, Almada, União das freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas |
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Palácio maneirista, barroco e revivalista, repetindo a característica planta em U, com pátio interior fechado por corpo unindo os corpos laterais; capela integrada na ala lateral E., com porta para o pátio interior. Vãos em arco quebrado, com sugestão neogótica no corpo que fecha o pátio interior e no pavilhão exterior sobre o rio. Constitui-se, actualmente, na ala direita como galeria de exposições temporárias e na ala esquerda como centro de documentação. Privilegiada situação paisagística, com implantação sobre o rio Tejo, para o qual deita um miradouro cenográfico. A capela tinha atrás do retábulo uma janela tapada que ocupa os dois andares, provavelmente construção feita antes da capela. |
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Número IPA Antigo: PT031503010008 |
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Registo visualizado 1959 vezes desde 27 Julho de 2011 |
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Edifício e estrutura Edifício Residencial unifamiliar Casa Palácio
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Descrição
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Planta composta por vários rectângulos adossados formando um U, com pátio interior fechado por muro; corpos laterais com telhados de 4 águas, ala principal coberta por 3 telhados escalonados de 4 águas. Um corpo vazado por portal de verga em arco segmentar, ladeado por 2 janelas maineladas em arco quebrado, fecha o pátio interior do lado S.; sobre este corpo passa uma varanda com gradeamento. Nos corpos laterais e principal 2 pisos delimitados por moldura horizontal, rasgados por vãos moldurados rectangulares, abrindo para balcões com guardas em ferro no piso superior, à excepção da fachada principal, com janelas de verga em arco segmentar; nesta o corpo central ligeiramente reentrante abre-se por tripla arcada em arco abatido sobre colunas toscanas, encimada por varanda de balaústres em cantaria. No pátio o corpo principal é também vazado por tripla arcada, encimada por varanda apoiada em estípides, à qual se sobe por 2 escadas laterais convergentes, com guarda de balaústres. Do lado E. abre para o pátio o portal da capela, assinalado por ornatos em estuque; no interior, a capela situada a meio da ala nascente, comunica com o interior através de tribuna. INTERIOR (*1) totalmente remodelado: ala direita com galerias de exposições temporárias e na ala esquerda Centro de Documentação; diversas salas amplas intercomunicantes. Na capela de panta rectangular com tecto em caixotão com pintura decorativa rococó com motivos de inspiração vegetalista, que emolduram um monograma central com as iniciais M A.(*2) e paramentos com silhar de azulejos setecentistas, em azul e branco, com cercadura de enrolamentos enquadrando cenas hagiográficas; um frontão em estuque dourado barroco, com óculo com pintura mariana, remata o altar. |
Acessos
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Rua da Cerca; Calçada da Cerca |
Protecção
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Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 2/96, DR, 1.ª série-B, n.º 56 de 06 março 1996 / ZEP, Portaria n.º 48/2013, DR, 2.ª série, n.º 14, de 21 janeiro 2013 |
Enquadramento
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Urbano, isolado. Implantado na parte antiga de Almada, próximo da cerca construída a NO. da povoação nos sécs. 17 / 18, a sua fachada nobre domina a encosta que deita para o Rio Tejo, a N., abrindo a fachada S. para um amplo terreiro separado da vila por um portão ladeado por pilares rusticados. Do lado N. um miradouro cenográfico sobre o rio delimitado por muro rasgado por vãos com conversadeiras, com pequeno pavilhão no canto NE.; o acesso ao exterior faz-se desse lado por portal com frontão de enrolamentos. Do lado E., em terrapleno inferior situava-se uma zona de lazer, existindo ainda vestígios do adossamento de um espaldar de azulejos encostado ao muro delimitador. Na antiga horta da Casa da Cerca localiza-se o Jardim Botânico (v. PT031503010078), que se desenvolve em anfiteatro. |
Descrição Complementar
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A Quinta da Cerca ocupando uma área de 14.000m2 foi composta, inicialmente, por logradouro, terras de semeadura, vinhas, horta, pomar e jardins. É ainda cercada por muros altos e a frente N. compõe-se por dois muros e uma muralha visível da outra margem do rio. Construção seiscentista, sofreu pelo menos duas fases de intervenção que lhe deram o prospecto actual, sendo exemplo disso as conversadeiras numa das alas e a sua ausência na outra. A capela com azulejos de desenho figurativo a azul cobalto, representam a Anunciação, a Visitação, a Adoração dos Pastores, a Adoração dos Magos, São Francisco, Santo António e o Cristo Crucificado. |
Utilização Inicial
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Residencial: casa |
Utilização Actual
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Cultural e recreativa: museu |
Propriedade
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Pública: municipal |
Afectação
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Sem afectação |
Época Construção
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Séc. 17 / 18 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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ARQUITECTOS: Vasco Lopes e Victor Loppes dos Santos (autores do projecto de restauro). PINTOR DE AZULEJOS: P.M.P. (séc. 18 - atribuído). |
Cronologia
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Séc. 17 - existência de um edifício designado por quinta da cerca, no local do actual; Séc. 18, 2ª metade - data provável de reconstrução (1761 - data inscrita na porta de acesso ao miradouro, do lado N.); a casa serviu em data desconhecida de retiro de dominicanos; 1807 - aquartelamento de tropas francesas; 1892 - a casa está registada em nome de Amélia d'Almeida Campos Pereira; 1915 - adquirido pelo casal Artur de Andrade e Eugénia Allegro Pereira, no decurso de partilhas entre famílias, que passa para o filho do casal, Francisco Maria de Andrade, onde vive até aos anos 50; Década de 50 - a casa é adquirida por Pedro Teotónio Pereira, embaixador de Portugal em Londres e integrado na família Andrade, pela importância de um milhão de escudos; 1970 - a propriedade é comprada pela família Barahona da Cruz e Silva pela importância de 4 milhões e 200 mil escudos; 1974 - encontrava-se abandonada tendo sido ocupada por alguns serviços do hospital de Almada; 1985, 06 fevereiro - proposta de classificação do Centro de Arqueologia de Almada; 1990, 8 novembro - parecer do Conselho Consultivo do IPPC a propor a classificação como Imóvel de Interesse Público; 18 dezembro - despacho de homologação do Secretário de Estado da Cultura relativo à classificação; 1983 - projecto para transformação do local num empreendimento turístico, não aprovado pela Câmara; 1988 - a quinta é adquirida pela Câmara Municipal de Almada; 1989 - reutilizado o espaço da Quinta da Cerca com a realização da VI Festa do Teatro de Almada; 1991, 11 dezembro - proposta de Zona Especial de Proteção do IPPC; 1992, 19 março - parecer favorável do Conselho Consultivo do IPPC relativo à fixação de Zona Especial de Proteção; 1993 - inicia as sua funções como Centro de Arte Contemporânea, tendo como director o pintor Rogério Ribeiro; 1996, 04 novembro - proposta da DRL relativo à fixação de Zona Especial de Proteção; 29 novembro - despacho de homologação do Ministro da Cultura relativo à fixação de Zona Especial de Proteção; 2005, 02 dezembro - proposta da DRL, alterando a Zona Especial de Proteção do Palácio da Cerca para Zona Especial de Proteção conjunta do Palácio da Cerca e da Estação Arqueológica da Quinta de Almaraz; 2007, 19 março - parecer favorável do Conselho Consultivo do IPPAR relativo à fixação de Zona Especial de Proteção conjunta; 2012, 08 fevereiro - proposta da DRCLVT para a Zona Especial de Proteção do Palácio da Cerca; 31 outubro - publicação do projeto de decisão relativo à fixação da Zona Especial de Proteção, em DR, 2.º série, n.º 211, anúncio n.º 13644/2012. |
Dados Técnicos
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Sistema estrutural de paredes portantes. |
Materiais
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Alvenaria de arenito proveniente da arriba fóssil de Almada, rebocada e pintada a branco (com rodapé, cunhais e cornija marcados a amarelo), cantaria em molduras de vãos, colunas, pilastras e balaústres de varandas e escadas; ferro em guardas de balcões, varandas e portões; telha cerâmica; madeira; vidro; azulejo. Pátio interior empedrado. |
Bibliografia
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SOUSA, R. H. Pereira de, Almada - toponímia e história das freguesias urbanas, Almada, 1985; Jornal de Notícias, 10 Agosto de 1988. |
Documentação Gráfica
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CMA |
Documentação Fotográfica
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CMA; IHRU: DGEMN/DSID |
Documentação Administrativa
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CMA; IHRU: DGEMN/DSID |
Intervenção Realizada
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CMA: 1989 / 1993 - restauro e recuperação para adaptação ao novo uso. |
Observações
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*1: O piso térreo tinha, antes das obras, 12 divisões e o andar nobre 14. Tem ainda a Capela integrada, cisterna e casas de arrecadação . *2: O tecto da capela terá vindo da Quinta do Pombal, em Almada, na época propriedade da família Teotónio Pereira. |
Autor e Data
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Isabel Mendonça 1992 / Cecília Matias 2011 |
Actualização
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