Fonte das Cruzes

IPA.00033627
Portugal, Beja, Odemira, Santa Clara-a-Velha
 
Fonte de mergulho atualmente incorporada em pequeno parque de merendas; é do tipo caixa de água, de planta retangular e com face principal muito simples, aberta por arco apontado de volta perfeita com aduelas irregulares; a estrutura em aparelho de pedra irregular, no qual predomina o xisto, apresenta-se revestida a cal, e com as faces laterais e posterior parcialmente soterradas; no interior, de cada um dos lados pequeno nicho quadrangular. Possui ainda Mina de água constituída por espaldar inserido no terreno deixando apenas uma face livre na qual se abre porta de chapa metálica de acesso bastante elevado; entre a fonte e a mina pequeno tanque retangular.
Número IPA Antigo: PT040211040111
 
Registo visualizado 1555 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo mergulho

Descrição

Planta composta por tanque, fonte e mina de água afastados entre si c. de 5m e dispostas segundo o eixo NE. - SO., e ligados por murete desenhando linha trapezoidal orientada a NO.. O murete, de contenção de terras, tem c. de 50cm de altura e é em aparelho de pedra mista, incluindo xisto, rebocado a cimento e com vestígios esparsos de caiação. O tanque dispõe-se transversalmente ao lado menor do murete, disposto no sentido NO. - SE; de planta retangular, de aparelho idêntico ao do murete e ligeiramente mais baixo que este, apresenta bordos capeados a cimento. A NE. a Fonte constituída por caixa de água de planta retangular, construída em aparelho caiado, insonso, irregular de xisto, disposto em fiadas alternadas; cobertura em abóbada fechada exteriormente por placa de xisto. Fachada principal a O., com vão em arco alteado de volta perfeita, de aduelas muito irregulares; fachadas laterais parcialmente embebidas no terreno e fachada posterior completamente adossada a este. INTERIOR: aparelho idêntico e cobertura em falsa abóbada de berço; nas faces laterais abrem-se simétricos, ao nível inferior, dois pequenos nichos quadrangulares; um tanque quadrado ocupa todo o interior inferior, sendo delimitado a O. por laje pétrea. A Mina de água apresenta a estrutura quase totalmente embebida no terreno e nos muros de contenção das terras deixando livre apenas a fachada principal do espaldar, virada a N., em aparelho argamassado e caiado, de pedra irregular, de xisto; vão retangular, descentrado, fechado por porta de chapa metálica pintada de cor castanha e com soleira elevada constituída pelo prolongamento do murete e da qual desponte pequena bica metálica; o espaldar apresenta remate reto em cornija; sobre esta, ao centro, laje circular irregular, pétrea, epigrafada; do lado esquerdo, escavado, no muro, pequeno nicho de volta perfeita para colocação do coxo de cortiça.

Acessos

Estrada do Barranco

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, fluvial, adossado, junto ao caminho em terra batida que conduz ao Monte do Barranco da Estrada (v. PT040211040112) e a unidade de Turismo Rural; a poucos metros a N. pequena ponte sobre a ribeira. Diante da fonte plataforma em pedra de xisto onde se ergue pequeno parque de merendas, consonante com a envolvente, constituído por mesa de cimento rodeada de bancos de xisto, e bancos corridos de pedra mista aproveitando os muretes de sustentação de terras. Na envolvente predomina o sobreiro; algumas aves nidificam nas estruturas da Fonte nomeadamente a Alveola cinzenta (Motacilla cinerea).

Descrição Complementar

EPIGRAFIA: na lápide da Mina de àgua lê-se em carateres maiúsculos, gravados e pintados de branco: FONTE DAS CRUZES *1 / REMODELADA / EM 10 - 9 -1997 / PELA J F / STA CLARA A VELHA

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 19 - data provável de construção; 1999, 10 setembro - remodelação pela Junta de Freguesia.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes

Materiais

Xisto em cobertura e estrutura, pedra, cimento, ferro, cal.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

JFSanta Clara-a-Velha: 1999 - obras de remodelação.

Observações

*1 - a palavra "cruzes" foi substituída por um ideograma, neste caso duas cruzes latinas.

Autor e Data

Rosário Gordalina 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login