Solar dos Sepúlvedas / Casa de São Jorge

IPA.00011982
Portugal, Vila Real, Alijó, Favaios
 
Arquitectura residencial.
Número IPA Antigo: PT011701070056
 
Registo visualizado 738 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  

Descrição

Casa brasonada com capela.

Acessos

VWGS84 (graus decimais) lat.: 41,268119; long.: -7,511584

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Descrição Complementar

Na fachada N. da capela existe reaproveitada uma estela funerária com a inscrição: D. M. S. FACCIOLA ET MATERNA MATRI ET FRATI ANORUM XVIIPPP.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Antes da dominação romana, já existia a povoação, com a designação de Flavia ou Flavias, integrando-se o território na "Terra" de Panóias; 1084 / 1091, entre - referência à Terra de Panóias e à freguesia de Favaios no Sensual de Braga; 1145 - Sensual de Braga refere Favaios: "In Pannoiis recepti archiepiscopus (...) eclesiam Sancti Georgii"; séc. 16 - o historiador João de Barros refere ter existido no adro da Igreja Velha de Favaios uma lápide com a inscrição "F... à memória do seu marido Flávio, fundador desta povoação"; 1551 - o Censual de Frei Baltazar menciona duas freguesias em Favaios: a de São Jorge e a de São Domingos; séc. 17 - construção da casa e capela sobre uma antiga vila romana; 1755, 1 Novembro - não sofreu quaisquer danos com o terramoto; 1758, Março - as Memórias Paroquiais referem a quinta, tendo no seu interior a "igreja velha", que outrora fora Matriz, com invocação de São Jorge, e num outeiro pequeno, fronteiro à mesma igreja e dando para O. uma ermida dedicada a São Marcos; posteriormente foi herdeira do Morgado da Quinta de São Jorge D. Maria Josefa Taveira de Figueiredo Teixeira de Barros, Viscondessa de Ervedosa.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Bibliografia

LEITÃO, Fernando Rodrigues, Monografia do Concelho de Alijó, Lisboa, 1963; Monografia de Favaios. Turma do 2º Ano - 2ª fase, Vila Real, 1991; CD O Nosso País - Distrito de Vila Real, Matosinhos, 2002.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Dicionário Geográfico, vol. 15, nº 30, p. 177 - 181

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *2 - A Casa de São Jorge tinha direito de asilo para deliquentes, ou seja, os deliquentes que se agarrassem às argolas existentes junto ao portão da quinta ficavam sob a protecção dos seus proprietários.

Autor e Data

Paula Noé 2003

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login