Edifício da Caixa Sindical de Previdência do Distrito do Funchal / Centro de Segurança Social da Madeira

IPA.00015826
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Funchal, Funchal (Sé)
 
Arquitectura civil administrativa modernista. Segue o programa definido aquando do projecto para os mesmos serviços da Caixa de Previdência mas de Setúbal (v. 1512030090). Com as linhas de trabalho principais definidas neste edifícios, tanto o do Funchal como o de Angra do Heroísmo, seguiram a mesma tipologia. Uma das questões fundamentais tinha a ver com a necessidade de crescimento dos serviços, que o imóvel teria que ser capaz de acompanhar. Todas as áreas de trabalho deveriam ser flexíveis e ter possibilidade de expansão, sendo feita a compartimentação interna com elementos amoviveis. Só existiriam estruturas rígidas essenciais, como os elevadores, escadas, corredores e sanitários. Outra questão fulcral era a separação dos circuitos de utilização dos funcionários e utentes.
Número IPA Antigo: PT062203100151
 
Registo visualizado 823 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Político e administrativo central  Repartições públicas    

Descrição

Edifício de planta rectangular e composto por tês pisos , que se eleva sobre uma plataforma. Acesso é feito por uma ampla escadaria lateral na cota mais baixa e virada à rua principal. Esta plataforma permite também a ligação com o edifício da policlínica, a O.. Estrutura em betão aramado aparente revestidos a placagem de cantaria branca. Janelas protegidas por persianas de réguas móveis de alumínio lacado. Os pavimentos exteriores e interiores correspondentes às áreas públicas são de seixo rolado combinado com lagetas de cantaria da região.

Acessos

Rua do Bom Jesus n.º 13

Protecção

Enquadramento

Edifício situado num quarteirão composto pela Policlínica do Bom Jesus que lhe está adossada, a O., embora compreendendo um imóvel distinto, e por prédios de habitação que se desenvolvem numa cota superior ao edifício dos serviços administrativos, a N.; estes são compostos por 4 prédios de 4 andares, e por uma torre de habitação de doze pisos.

Descrição Complementar

Lagoa Henriques produziu a escultura "A Previdência", Jorge Vieira "A Família", e Amândio Sousa um baixo-relevo sem título que se encontra na entrada.

Utilização Inicial

Política e administrativa: repartições públicas

Utilização Actual

Política e administrativa: repartições públicas

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Raul Chorão Ramalho (1914-2002). ARQUITECTO PAISAGISTA: António Viana de Barrreto. CONSTRUTOR: José Ferreira. ENGENHEIRO: Herculano Chorão de Carvalho (fundações e estrutura); Sebastião Sanfins (instalações e equipamentos eléctricos). ESCULTOR: Lagoa Henriques; Amândio de Sousa (baixo-relevo); Jorge Viana.

Cronologia

1958 - programa gráfico e esboceto do conjunto; anteprojecto; 1962 - actualização do programa; 1967 - data do projecto e actualização do programa, com ampliação e remodelação; 1968 - projecto de remodelação e ampliação; 1974 - remodelação; 1983 - projecto de alterações

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

Binário, n.º 8-9, Nov.-Dez. 1958; Arquitectura, n.º 125, Agosto, 1972; Arquitectura, n.º 151, 1983; Arquitectura del Movimiento Moderno. Registro Docomomo Ibérico. 1925-1965, 1996; PEREIRA, Nuno Teotónio, As Sedes dos Serviços Regionais 1965/1993, Lisboa, [1997]; AAVV, Exposição Raul Chorão Ramalho Arquitecto, Almada, 1997;

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/Arquivo Pessoal Raul Chorão Ramalho

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/Arquivo Pessoal Raul Chorão Ramalho

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/Arquivo Pessoal Raul Chorão Ramalho

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Sofia Diniz 2003 / Rute Figueiredo 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login