Casa da Quinta de Nossa Senhora da Conceição

IPA.00002142
Portugal, Setúbal, Almada, União das freguesias de Caparica e Trafaria
 
Arquitectura residencial, barroca, pombalina, revivalista, contemporânea. Casa unifamiliar integrada em quinta rural, de diferentes épocas, com fachada marcada por porta principal encimada por janelas com balcão, pátio lateral antecedido por muro alto em que se rasga portal; dos imóveis agrícolas subsiste um pombal de planta redonda e coberto por cúpula, um celeiro, de planta rectangular e telhado de 2 águas e um poço de boca circular e nora metálica apoiada em 2 esteios verticais. Adulteração dos volumes iniciais pela construção destoante do edifício prismático revestido a azulejos brancos, decorados por grandes losangos em azul, adossado ao corpo posterior.
Número IPA Antigo: PT031503020004
 
Registo visualizado 802 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta composta por vários rectângulos adossados, rodeando 2 pátios, um a E., com acesso para a rua, outro a O., deitando para o jardim; volumes articulados, de diferentes alturas e remates, com cobertura em telhado de 2, 3 e 4 águas e em terraço; fachada principal, virada a S., de 2 andares separados por moldura, rematada por balaustrada e marcada por pilastras que o dividem em 3 corpos, rasgados por janelas simples e de sacada e por portas de vão moldurado e vergas em arco segmentar; na continuação da fachada, para E., um muro alto, rasgado por vãos defendidos por gradeamento, separa o pátio do exterior: portal com frontão em arco segmentar, decorado por acanto no fecho, com lacrimais nas jambas, janelas dos 2 lados; para O. o muro alto correspondente à plataforma em que assenta o jardim e na sua continuação a fachada principal do celeiro; fachada posterior, virada a N., marcada pelo volume do edifício de 3 pisos, rematado por empena triangular e rasgado por vãos moldurados, com verga em arco segmentar; fachadas laterais definidas pelos volumes de diferentes alturas dos 2 corpos e por corpos mais recentes adossados do lado N., abrindo para pátios em U. Interior totalmente adulterado.

Acessos

Alcaniça, Rua das Quintas, Rua de Fenache, Calçada da Conceição

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 8/83, DR, 1.ª série, n.º 19 de 24 janeiro 1983 *1

Enquadramento

Urbano, implantação destoante sobre uma via de muito movimento, com espaços verdes não tratados nas traseiras e edifícios de um e dois pisos na frente; fachada principal antecedida por rampa de acesso, partindo da EN 377; na extremidade do terreno, a E. da casa, o pombal envolvido por gradeamento; rodeando a fachada O. o jardim, com poço com nora metálica, delimitado pela fachada lateral do celeiro, de empena triangular. Em frente do edifício implanta-se a Quinta do Bicheiro, atualmetne com edifícios destoantes.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Propriedade

Pública: estatal de administração indireta

Afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1749 - data inscrita no portal assinalando a construção do corpo principal; séc. 19 - construção do corpo posterior, remate em balaustrada do corpo principal; 1991 - construção do corpo prismático adossado do lado E., do corpo sobre pilares adossado a O. e das varandas envidraçadas na mesma fachada; adaptação do interior a escolar; aqui funcionaou durante alguns anos o Centro de Formação Sindical de aperfeiçoamento Profissional (CEFOSAP); 1970 / 1972, entre - desenvolvimento no Fundo de Fomento de Habitação de estudos setoriais (ambiente, habitação, equipamentos, acessibilidades) para suporte da proposta de desenvolvimento urbano do Plano Integrado de Almada (PIA), iniciando-se o processo de expropriação sistemática de cerca de 340 ha, nomeadamente da expropriação da Quinta de Nossa Senhora da Conceição; 2007 - o imóvel fica devoluto; 2012 - colocação do imóvel à venda pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbanística (IHRU), por 1.200.000€.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria de pedra e tijolo rebocada e pintada em tons de ocre, com cunhais, pilastras e balaustrada pintados em cor de tijolo; betão armado, cantaria em molduras, telha cerâmica, azulejo, madeira, vidro.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, UE

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1987 / 2001, entre - obras de reabilitação do imóvel.

Observações

*1 - DOF: Solar da Quinta de Nossa Senhora da Conceição, incluíndo o celeiro, o pombal, a nora e o jardim.

Autor e Data

Isabel Mendonça 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login