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Edifício e estrutura Edifício Religioso Templo Capela / Ermida
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Descrição
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Planta longitudinal composta por nave e capela-mor mais estreita e sacristia rectangular, adossada a NO., com volumes escalonados e cobertura homogénea em telhado de duas águas na nave e capela-mor e diferenciada a uma água na sacristia. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento saliente em cantaria, flanqueadas por cunhais apilastrados, sobrepujados por pináculos, e rematadas por friso, cornija e beiral, tendo cruzes sobre acrotério no remate das empenas. Fachada principal, virada a NE., rasgada por portal em arco abatido assente em dupla pilastra, sustentada por plintos salientes, enquadrado por aletas, sobre duas rosetas, sendo duas das pilastras mais altas, sustentando arquitrave com inscrição e frontão curvo, ladeado por dois óculos ovais com molduras fitomórficas; a fachada remata em duplo friso separado por cornija, encimada por espaldar recortado, com aletas nos ângulos inferiores e contendo cartela moldurada com elementos vegetalistas, inscrevendo os símbolos da Paixão. Fachada lateral esquerda virada a SE., rasgada por janela rectangular e portal em arco abatido, ambos com moldura recortada. Fachada lateral direita virada a NO., com portal do mesmo perfil do anterior e janela em arco de volta perfeita na sacristia, apresentando, sobre a cornija, sineira em arco de volta perfeita, assente em impostas salientes, rematado por cornija e frontão triangular, sobrepujado por catavento. INTERIOR rebocado e pintado de branco, percorrido por azulejo de estampilha preta, amarela e branca formando silhar, com pavimento lajeado, em xisto e granito, formando um falso enxaquetado com as tonalidades distintas da pedra, e tendo cobertura em falsa abóbada de berço de estuque, assente sobre friso e cornija saliente, sob os quais corre falsos lambrequins pintados sobre estuque. O portal principal e as portas laterais são ladeados por pias de água benta, gomadas, tendo as das portas laterais, remate superior concheado; o primeiro é encimado por inscrição pintada a negro, em três regras: "ESTA. CAPELA . FOI FEITA. / .NO. ANO. DE. 1759. / HE. DO. SENHOR. DA BOA MORTE.", tendo os vãos que o ladeiam perfil quadrangular. As portas travessas são sobrepujadas por falsas sanefas pintadas sobre estuque, com lambrequins e drapeados abertos em boca de cena. No lado do Evangelho, púlpito de base rectangular, sobre pilar pétreo, com guarda torneada de madeira pintada de castanho e escada de acesso em granito no lado direito, surgindo, no oposto, painel pintado sobre estuque, representando a "Fuga para o Egipto". Arco triunfal de volta perfeita, assente sobre pilastras toscanas, sendo também encimado por falsos lambrequins pintados. Capela-mor de pavimento e cobertura semelhante aos da nave, embora sem apresentar pinturas, tendo, sobre supedâneo de um degrau, retábulo-mor de talha dourada e policromada, apresentando marmoreados fingidos, de planta recta e um eixo, formando, ao centro, painel pintado com a representação da "Descida da Cruz", flanqueado por dez pilastras, com fustes ornados por acantos, as duas interiores prolongando-se em arquivoltas não remate, e duas colunas de fuste liso, de terço inferior dourado, e capitéis coríntios, encimadas por dois anjos de vulto; o remate adapta-se à estrutura da cobertura, criando tímpano semicircular decorado por acantos, enrolamentos e concheados, com escudo central contendo instrumentos da Paixão. Altar paralelepipédico com frontal tripartido e mesa de altar destacada. No lado da Epístola, porta de verga recta de acesso à sacristia, rebocada e pintada de branco, com pavimento cimentado e tecto plano, em ripado de madeira. |
Acessos
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Rua do Santo Cristo |
Protecção
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Inexistente |
Enquadramento
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Urbano, adossado na fachada posterior, com integração harmónica no centro do aglomerado, estando a frontaria virada para pequeno largo, pavimentado com paralelepípedos graníticos, formado pela confluência dos arruamentos que ladeiam a capela. |
Descrição Complementar
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Utilização Inicial
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Religiosa: capela |
Utilização Actual
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Religiosa: capela |
Propriedade
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Privada: Igreja Católica (Diocese de Bragança - Miranda) |
Afectação
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Sem afectação |
Época Construção
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Séc. 18 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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PINTOR: Manuel Caetano Fortuna (1764). |
Cronologia
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1759 - construção da capela; 1764 - pintura da tela com a Descida da Cruz pelo pintor Manuel Caetano Fortuna. |
Dados Técnicos
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Sistema estrutural de paredes portantes. |
Materiais
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Estrutura em alvenaria de granito, com paramentos rebocados e pintados, com vãos, cunhais e contrafortes em cantaria, sineira em cantaria, cobertura em madeira telhada, cobertura interior estucada, pétrea e em madeira, púlpito em granito, altares em madeira, portas de madeira, pavimentos em lajes graníticas e de xisto e cimentado, janelas gradeadas e envidraçadas. |
Bibliografia
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MOURINHO, António Rodrigues - "o Retábulo do altar mor da Catedral de Miranda do Douro". In Brigantia. Bragança: Assembleia Distrital, 2006, vol. XXVI, n.º 1/2/3/4, pp.245-266. |
Documentação Gráfica
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IHRU: DGEMN/DSID |
Documentação Fotográfica
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IHRU: DGEMN/DSID |
Documentação Administrativa
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Intervenção Realizada
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Proprietário: 1999 - obras de restauro da capela. |
Observações
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Autor e Data
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Alexandra Lima e Paulo Amaral 2000 |
Actualização
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