Estádio Municipal de Braga
| IPA.00022707 |
Portugal, Braga, Braga, União das freguesias de Real, Dume e Semelhe |
|
Estádio de futebol construído entre 2002 e 2003, pela Câmara Municipal, para receber o Campeonato Europeu de Futebol, Euro 2004. Possui estrutura em betão aparente, de linhas ziguezagueantes e na oblíqua, com campo de jogos retangular e duas bancadas laterais, com cerca de 40 metros de altura, cobertas, e suprimindo as dos topos. foi construído tendo em conta a sua envolvente, encaixado na encosta do Monte do Castro, aproveitando uma antiga pedreira, disposto como se de um clássico teatro grego se tratasse. O projeto do estádio, inicialmente, previa uma cobertura única, inspirada na pala do Pavilhão de Portugal (v. PT031106330618), feito para a Expo 98, mas devido à necessidade de iluminação natural para o relvado, foram adotadas duas coberturas sobre as bancadas, unidas por cabos, que ajudam a sua sustentação, segundo inspiração das pontes suspensas Incas, do Peru. |
|
Número IPA Antigo: PT010303100243 |
|
Registo visualizado 1871 vezes desde 27 Julho de 2011 |
|
|
|
Edifício e estrutura Edifício Desportivo Campo de jogos Campo de futebol
|
Descrição
|
|
Acessos
|
Avenida do Estádio |
Protecção
|
Inexistente |
Enquadramento
|
Urbano, isolado, implantado na encosta N. do Monte do Castro, no Parque desportivo de Dume. |
Descrição Complementar
|
|
Utilização Inicial
|
Desportiva: campo de futebol |
Utilização Actual
|
Desportiva: campo de futebol |
Propriedade
|
Pública: municipal |
Afectação
|
Sem afectação |
Época Construção
|
Séc. 21 |
Arquitecto / Construtor / Autor
|
ARQUITETO: Eduardo Souto Moura (2000). ARQUITETO PAISAGISTA: Daniel Monteiro; Colaboradores: Carlo Nozza, Ricardo Meri, Enrique Penichet, Atsushi Hoshima, Diego Setien, Carmo Correia, Luísa Rosas; Empresas: Tensoteci (cabos de cobertura), Soares da Costa, ASSOC, ACE (construtores), DMI (efeitos aeroelásticos), Rodrigues Gomes & Associados (electricidade e mecânica), AFA Associados (fundações, hidraúlica e arruamentos), Cêgê (geologia), Gerisco (segurança), RWDI (Túnel do Vento). |
Cronologia
|
2000 - data do projeto do estádio, da autoria do arquiteto Eduardo Souto Moura; 05 junho - contrato programa para a construção do novo estádio municipal, promovido pela Câmara Municipal de Braga, para receber o Campeonato Europeu de Futebol, Euro 2004; 2002 - 2003 - construção do estádio municipal; 2003, 30 dezembro - inauguração do estádio com o jogo entre o Sporting de Braga e Celta Vigo; 2004, 18 junho - realiza-se o 13º jogo do Euro 2004, entre a Bulgária e a Dinamarca, do grupo C; 22 junho - realiza-se o 23º jogo do Euro 2004, entre Holanda e Letónia, do grupo D, finalizando-se a sua utilização durante o Euro 2004; outubro - conclusão da obra da Avenida do Estádio; 2005, 27 janeiro - despacho de abertura do processo de classificação do presidente do IPPAR; o arquiteto Eduardo Souto Moura recebe o prémio Secil, pelas mãos de Sua Excelência o Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, pela obra de arquitetura do Estádio Municipal de Braga; 2009, 23 outubro - caducado o processo de classificação nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206, publicado nesta data; 2010, 30 dezembro - procedimento prorrogado pelo Despacho n.º 19228/2010, publicado em DR, 2.ª série, n.º 252. |
Dados Técnicos
|
|
Materiais
|
Estrutura em betão |
Bibliografia
|
FERNANDES, José Manuel da Cruz, Projectos do século 21 : reflexos da arquitectura portuguesa na década actual; CEFA; CIAUD, 2009; MOURA, Eduardo Souto, FIGUEIRA, Jorge, 2004 Estádio Municipal de Braga, Lisboa, 2005; www.oasrn.org, 9 Fevereiro 2005; CMB, www.cm-braga.com.pt, 10 Fevereiro 2005; EURO 2004, pt.euro2004.com, 10 Fevereiro 2005; JORNAL PÚBLICO, jornal.público.pt, 10 Fevereiro 2005. |
Documentação Gráfica
|
|
Documentação Fotográfica
|
|
Documentação Administrativa
|
|
Intervenção Realizada
|
|
Observações
|
O estádio custou cerca de 86 milhões de euros, sendo que cerca de 8 milhões foram comparticipados pelo Estado. Possui capacidade para 30 154 lugares sentados, dos quais 29 390 são para o público, 99 na tribuna de honra, 882 nos camarotes e 32 para deficientes motores. Possui estacionamento para 7 224 carros. |
Autor e Data
|
Joaquim Gonçalves 2005 |
Actualização
|
Sónia Basto 2011 |
|
|
|
|
| |