Jardim da Quinta de São Lourenço

IPA.00024077
Portugal, Setúbal, Almada, União das freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas
 
Número IPA Antigo: PT031503070082
 
Registo visualizado 473 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Espaço verde  Jardim         

Descrição

Propriedade murada, cuja enconsta desce até ao rio Tejo. Vasto pátio e jardim. O jardim desenvolve-se em vários níveis, decorado por pequenos painéis de azulejos com motivos florais e uma fonte em mármore

Acessos

Vale de São Lourenço / Palença de Baixo

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 28/82, DR, 1.ª série, n.º 47 de 26 fevereiro 1982 *1

Enquadramento

Rural, isolado. Localiza-se na margem esquerda do rio Tejo, desfrutando de ampla vista sobre o rio e a ponte 25 de Abril, chegando a uma pequena baía com praia e ancoradouro. Na zona de protecção fica o complexo industrial da Tagol, elemento dissonante na envolvente da quinta. Integração na morfologia do terreno (encosta S. do rio Tejo), dominando visualmente a cidade e o estuário do rio.

Descrição Complementar

Recheio azulejar: varanda alpendrada - composições em axadrezado recentes; no espaldar de acesso ao túnel, no jardim, um brasão gravado sobre o vão de acesso e uma lápide em latim datada de 1713.

Utilização Inicial

Recreativa: jardim

Utilização Actual

Recreativa: jardim

Propriedade

Pública

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 (conjectural) / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - data provável de construção do edifício principal, adquirida pelos condes da Cunha, cujo brasão se encontra sobre o portal de entrada; 1996, 7 de Novembro - a casa é abandonada, existindo informação do IGAPHE de estar a elaborar um estudo de recuperação; 1998, c. de - cedido, em regime de comodato, à Associação Valdecor - Instituição Particular de Solidariedade Social.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

SIMÕES, João Miguel dos Santos, Azulejaria em Portugal no séc. XVIII, Lisboa, 1979; SOUSA, R.H. Pereira de, Almada: Toponímia e História das Freguesias Urbanas, CMA, Almada, 1985; DUARTE, Ana Luísa, MANGUCCI, Celso, Azulejos: quem os cuida, Al-madan, II série, nº1, Almada, 1992; MANGUCCI, Celso, SILVA, Francisco, Quinta de ão Lourenço - uma ruína de Interesse Público, Al-madan, II série, nº1, Almada, 1992; RAPOSO, Francisco Hipólito, REIS, António Estácio dos, Os azulejos náuticos da Quinta de São Lourenço, Oceanos, nº17, pp 109-115, Lisboa, 1994; MANGUCCI, Celso e DUARTE, Ana Luísa, Património Azulejar de Almada - Quintas da Bomba e de S. Lourenço, Actas das 2as Jornadas de Estudos sobre o concelho de Almada, Almada, 1998; CALDAS, João Vieira, A Casa Rural dos Arredores de Lisboa no séc. XVIII, FAUP - Publicações, Porto, 1999;

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

DGEMN: DSID

Intervenção Realizada

IGAPHE: Obras de restauro da quinta

Observações

*1 - DOF: considerada no seu todo - habitação e dependências de lavoura, capela (São Sebastião), portão de entrada, jardim e terrenos anexos que a delimitam e ainda os conjunto de azulejos que decoram os imóveis e jardins e as pinturas da capela, onde já não existe o quadro do altar.

Autor e Data

Luisa Estadão 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login