Chafariz de Massamá

IPA.00026941
Portugal, Lisboa, Sintra, União das freguesias de Massamá e Monte Abraão
 
Arquitecura infraestrutural, oitocentista. Chafariz de espaldar rectilíneo, flanqueado por pilastras e rematado em friso, cornija e platibanda plena, possuindo alas curvas, a que se adossam bancos. No espaldar, surgem duas bicas em forma de florão, que vertem para tanque rectangular de bordos simples.
Número IPA Antigo: PT031111160285
 
Registo visualizado 341 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Fonte de alvenaria rebocada e pintada de branco e azul, de planta semicircular, composta por espaldar rectilíneo, ladeado por alas curvas, flanqueadas por pilares toscanos, a que se adossam bancos de alvenaria rebocada e pintada de branco. O espaldar é flanqueado por pilastras toscanas e remata em friso, cornija e alta platibanda, flanqueada por pequenas colunas toscanas e possuindo elemento almofadado, com o fundo pintado de azul e ornado por estrias, onde surge uma lápide de mármore branco, com a seguinte inscrição incisa e avivada a negro: "ESTE CHAFARIZ CENTENÁRIO MUITOS SEGREDOS ENCERRA E CUMPRINDO O SEU FADARIO É O ORGULHO DESTA TERRA HOMENAGEM DO POVO MASSAMÁ 29-9-1963 FRANÇISCO RODRIGUES". Possui duas bicas em forma de florão, que vertem para tanque rectangular, em cantaria de calcário, de bordos simples. No espaldar, surgem três lápides, uma ao centro, com os ângulos truncados e a inscrição: "OBRAS PÚBLICAS 1863", surgindo uma lápide de mármore branco com inscrição incisa, avivada a negro: "PROIBIDO LAVAR CARROS" e outra com a informação que a água é imprópria para consumo *1.

Acessos

Rua Direita de Massamá, Rua das Orquídeas. WGS84: 38º45'24.37''N., 9º16'29.38''O.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, situado numa zona plana, junto a um cruzamento de vias, com a face principal a abrir para uma das vias principais de Massamá, separado por um largo passeio público, pavimentado a calçada à portuguesa, formando elementos concêntricos, opostos à concavidade formada pelo chafariz, protegido por fades, para evitar o estacionamento no local. Na zona posterior, surge o cano de alimentação, inserido num muro de suporte de terras, rebocado e pintado de branco. Acha-se envolvido por edifícios em propriedade horizontal, de cércea alta.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Públicaa: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1863 - construção do chafariz, pelo Ministério das Obras Públicas; 1963. 29 Setembro - colocação de uma lápide em homenagem a Francisco Rodrigues, com uma quadra do mesmo, alusiva ao papel do chafariz, por iniciativa da população de Massamá.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma

Materiais

Estrutura em alvenaria de calcário, rebocada e pintada; tanque e bicas em alvenaria de calcário; lápides em mármore.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20, final - pintura e tratamento dos rebocos do chafariz; arranjo da zona envolvente, com a colocação de calçada à portuguesa e de frades para evitar o estacionamento; colocação de informação sobre a falta de qualidade da água.

Observações

*1 - Fonteiros, existia o lavadouro público, destruído há cerca de 10 anos.

Autor e Data

Paula Figueiredo 2008 / 2009

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login