Casa da Quinta da Cumieira

IPA.00027080
Portugal, Vila Real, Santa Marta de Penaguião, Cumieira
 
Arquitectura residencial, quinhentista e seiscentista. Solar de planta rectangular irregular, composto por vários corpos cronologicamente distintos, formando pátio central. Fachadas de dois pisos, em cantaria aparente, o principal tendo adossado porta carral com pilastras almofadadas suportando entablamento e frontão triangular interrompido com brasão, É rasgado por vãos rectilíneos simples. No pátio possui varanda alpendrada de acesso ao andar nobre.
Número IPA Antigo: PT011711020077
 
Registo visualizado 188 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta rectangular irregular composta por vários corpos cronologicamente distintos, criando pátio central, pavimentado a paralelos, com corpo rectangular saliente na fachada principal, possuindo entre este e o corpo principal portal de acesso ao pátio. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas, coroadas por pináculos cerâmicos, e em terraço no corpo saliente. Fachadas de dois pisos em cantaria aparente, terminadas em cornija sobreposta por beirada simples. Fachada principal virada a NO. rasgada, no piso térreo, por portal largo de verga recta e, no segundo, por duas janelas de peitoril rectilíneas. À esquerda dispõe-se a porta carral, de verga recta entre pilastras almofadadas, suportando duplo friso e cornija e frontão triangular interrompido, com brasão no tímpano, e coroado por três pináculos galbados com elemento superior. O corpo saliente apresenta janela rectangular gradeado e, na sua fachada lateral esquerda, rebocada e pintada, terminada em cornija de betão e beirada, rasgam-se pequenos vãos quadrangulares. Fachada lateral direita bastante comprida, com o piso térreo rasgado por pequenos janelos quadrados e, sensivelmente a meio, um portal de verga recta transformado em janela rectangular jacente; no segundo piso abrem-se janelas de peitoril rectilíneas. Fachada posterior com o segundo piso fechado por varanda, com janelas de caixilharia de guilhotina, e terminado em platibanda vasada de betão. Transposto a porta carral, o corpo principal da casa, disposto à direita, possui no ângulo varanda alpendrada ao nível do segundo piso, com colunelos assentes na guarda de cantaria, que tem arranque volutado; no início das escadas é rasgado vão quadrangular com imagem pétrea. INTERIOR com paredes em alvenaria de pedra aparente ou rebocadas e pintadas de branco, pavimento cerâmico, em lajes ou de madeira e tectos com travejamento à vista.

Acessos

Largo da Capela. WGS84: 41º15'29.42''N., 7º45'44.96''O.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, num dos cumes da povoação, adaptada ao declive do terreno, possuindo pequeno largo fronteiro, onde se ergue a Capela de Nossa Senhora da Esperança (v. PT011711020042). À fachada lateral esquerda e à posterior adossam-se altos muros de vedação da quinta. Junto à fachada posterior implanta-se a Quinta do Canto.

Descrição Complementar

A quinta dispõe de 5 quartos com 10 camas, sala de refeições na antiga azenha, piscina, court de ténis, tiro aos pratos e outros.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Comercial e turística: casa de turismo rural

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - época provável da construção do núcleo primitivo da quinta, que então pertencia ao convento de São Gonçalo de Amarante; 1674, 20 Junho - emprazamento da quinta ao Capitão Diogo Pereira de Aguiar; 1752, 20 Julho - a quinta foi adquirida pelo morgado de Mateus, D. António José Botelho Mourão; ao que parece, aqui esteve instalado o arquitecto Nicolau Nasoni enquanto executava as pinturas na Igreja Paroquial da Cumieira; 1908 - a quinta foi comprada por Guilhermino Martins dos Reis, antepassado da família dos actuais proprietários.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em cantaria e alvenaria aparente ou rebocada e pintada; pilastras, frisos e cornijas, colunelos, pináculos, molduras dos vãos e guarda da escada em cantaria de granito; portas e caixilharia de madeira; janelas com vidros simples; grades em ferro; pavimento em cerâmico, de lajes de cantaria e em soalho de madeira; tectos de estuque ou com travejamento de madeira; cobertura de telha e em terraço.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: séc. 20 - obras de adaptação ao turismo rural.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2008

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login