Capela de Murfacém / Capela de Nossa Senhora do Carmo

IPA.00027244
Portugal, Setúbal, Almada, União das freguesias de Caparica e Trafaria
 
Capela conventual, provavelmente construída no séc. 18, integrando-se ao centro da zona regral, que foi transformada em habitação após a extinção das Ordens Religiosas. A capela apresenta fachada tripartida, rematada em cornija contracurva e é rasgada por portal de verga reta com cornija contracurva e óculo. No interior possui azulejos pombalinos. Sobre o portal da propriedade ainda conserva brasão com as armas da Ordem do Carmo.
Número IPA Antigo: PT031503050099
 
Registo visualizado 1127 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta irregular composta por vários corpos articulados e possuindo pátio retangular descentrado. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de duas, três e quatro águas, rematadas em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com faixa, pilastras e cornijas sublinhadas a cinzento. Fachada principal virada a SE., formado por cinco panos, e integrando sensivelmente a meio a capela, sobrelevada e precedida por pequeno adro de perfil curvo, delimitado por muro e com acesso por três degraus. A capela apresenta três panos definidos por pilastras, o central mais saliente e rematado em cornija alteada ao centro para dar lugar ao óculo circular que se abre sobre o portal; este tem verga reta com moldura de ligeiro recorte lateral, encimado por cornija contracurva, pintada, criando falso tímpano intermédio. Sobre a cornija, eleva-se pano, rebocado e pintado de branco, coroado por cruz latina de cantaria, de braços quadrangulares e lateralmente por pináculos sobre acrotérios. A zona residencial, de um piso, remata em cornija e platibanda plena, com pináculos em bola sobre acrotérios no enfiamento das pilastras. Os panos exteriores são rasgados por duas janelas de peitoril, retilíneas, com caixilharia de guilhotina; os panos interiores, mais estreitos, são rasgados por pequena janela quadrangular, moldurada, e são rematados por aletas sobre a platibanda. INTERIOR: a capela possui azulejos.

Acessos

Lugar de Murfacém; Largo da Liberdade

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, no interior da povoação, formando gaveto.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1463 - o convento de Nossa Senhora do Carmo, de Lisboa, toma posse de uma quinta composta por vinha, terra de pão, pinhal e uns foros de terra, legada por Fernão Afonso, criado de Gil Aires Moniz, escrivão de D. Nuno Álvares Pereira; séc. 18 - época provável da construção da capela e da produção dos azulejos interiores; 1834 - após a extinção das Ordens Religiosas, a quinta, passa a pertencer a José Baptista da Silva Lopes, 1º barão de Monte Pedral, tenente-general e par do Reino; mais tarde é adquirida por Teodora Ferreira Pinto Basto, passando posteriormente para os seus descendentes; séc. 20, 1ª metade - festeja-se na capela a chamada "festa do Círio", festejada de quatro em quatro anos; aquando da passagem do Círio do Monte da Caparica para a Trafaria, o cortejo entra em Murfacém e no adro da capela de Nossa Senhora do Carmo cantam-se as loas; 1949 - término da tradição popular da "festa do Círio".

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; pilastras e cornijas pintadas; pináculos, molduras dos vãos, cruz e outros elementos em cantaria; portas e caixilharia de madeira; vidros simples; cobertura de telha.

Bibliografia

MARCOS, Maria Angélica - "Memórias do meu sítio". In Anais de Almada. Revista Cultural. Almada: Câmara Municipal de Almada, 2010, n.º 11-12. pp. 179-183.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2014

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login