|
Edifício e estrutura Edifício Religioso Templo Capela / Ermida
|
Descrição
|
Planta centralizada, de planta quadrada, com alpendre quadrangular adossado a O.. Volume prismático simples. Cobertura diferenciada, em cúpula de base oitavada e remate cónico, encimada por um falso lanternim rodeado por merlões piramidais; cobertura em madeira em telhado de 1 água no alpendre. Fachada principal orientada rasgada por portal adintelado e alpendre rasgado nas 3 faces por arcos redondos. Fachada S. rasgada por fresta rectangular. INTERIOR: cobertura em cúpula oitavada assente em trompas. Na parede do altar edícula de verga semicircular, sem imagem. Vestígios de pinturas murais nos alçados e cúpula: esta apresenta a repartição octogonal dos panos e zona do tambor sublinhada por frisos decorados com pérolas e enrolamentos; nos panos da cúpula figuram, enquadrados por faixas decoradas com ferroneries, molduras circulares com os símbolos dos 4 evangelistas alternados com a figuração de anjos músicos de corpo inteiro; nos alçados figuram-se, enquadrados por molduras em trompe l'oeil, cartelas e elementos vegetalistas, santos de corpo inteiro. |
Acessos
|
Cabeço de Santa Luzia a c. de 1Km da vila, na Herdade de Santa Luzia e Cágado. |
Protecção
|
Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 45 327, DG, 1.ª série, n.º 251 de 25 outubro 1963 *1 |
Enquadramento
|
Rural, outeiro, implantação destacada no topo de uma colina arborizada (olival), dominando visualmente as regiões vizinhas. |
Descrição Complementar
|
Pinturas murais do interior: nos alçados, as molduras fingidas sublinham a repartição octogonal do espaço e a curvatura das trompas de descarga da cúpula; definem nichos de volta perfeita cujas paredes fundeiras se encontram tripartidas através da figuração fingida de dois arcos abatidos descarregando em colunelo central; nos dois panos do nicho assim criados representam-se santos mártires de corpo inteiro com os seus atributos, posando em pavimento de ladrilhos vermelhos ingenuamente perspectivado; nas enjuntas decoração de cartelas, panejamentos e motivos vegetalistas de folhagens e frutos ( provavelmente romãs ); dos santos figurados identificam-se Santa Luzia. A postura dos santos e os pontos de fuga dos pavimentos têm em conta a espacialidade interior ordenando-se em função da edícula do altar. Predominam os tons quentes, numa pintura quase bicromática, em vários tons de vermelho e amarelos nos panejamentos, molduras, fundos, avivados pelo branco das carnações e alguns panejamentos. |
Utilização Inicial
|
Religiosa: ermida |
Utilização Actual
|
Devoluto |
Propriedade
|
Privada: Igreja Católica (Diocese de Beja) |
Afectação
|
|
Época Construção
|
Séc. 15 / 16 (conjectural) / 17 |
Arquitecto / Construtor / Autor
|
|
Cronologia
|
Séc. 15, finais / 16, inícios - data provável de construção; séc. 17 - data provável da construção do alpendre e das pinturas murais. |
Dados Técnicos
|
Estrutura mista |
Materiais
|
Estrutura em alvenaria de pedra e tijolo rebocada e caiada; tijoleira em pavimentos; madeira, pinturas murais. |
Bibliografia
|
ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Beja, Lisboa, 1993; Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, Inventário, Vol. I, Distrito de Beja, Lisboa, 1993; VALÉRIO, António João Feio, Alvito: o espaço e os homens (1251 - 1640) - Subsídios para a história de uma vila alentejana, (texto policopiado, tese de mestrado apresentada à Faculdade de Letras de Lisboa), Lisboa, 1993; IDEM, Arte e História no Concelho de Alvito - Guia para uma visita, Alvito, Câmara Municipal, 1994. |
Documentação Gráfica
|
|
Documentação Fotográfica
|
IHRU: DGEMN/DSID; Arquivo Mural da História |
Documentação Administrativa
|
IHRU: DGEMN/DSID |
Intervenção Realizada
|
DGEMN: 1979 - consolidação de paredes e da abóbada; reconstrução de pavimentos e da cobertura; restauro das ameias; assentamento de porta; 1982 - assentamento de tecto de madeira. |
Observações
|
*1 - DOF ... situada na propriedade de Santa Luzia e Cágado; *2 - As paredes e cúpula mostravam não há muito tempo um rodapé imitando azulejos enxaquetados (ESPANCA, 1993); *3 - Incluído no Plano de Acção para as Terras da Baronia de Alvito, CMA, 1999. |
Autor e Data
|
Isabel Mendonça 1993 / Rosário Gordalina |
Actualização
|
|
|
|