Fábrica de Perienes / Fábrica de Conservas Alimentícias de M. Perienes, Lda.

IPA.00004077
Portugal, Setúbal, Setúbal, Setúbal (São Sebastião)
 
Arquitectura industrial, revivalista, neo-clássica. Do séc. 20 é a volumetria estrutural e o uso da estrutura de sustentação das vidraças dos vãos das janelas, em ferro fundido. São de tipologia neoclássica a simetria da fachada principal, as molduras dos vão em arco abatido, e o tratamento da alvenaria. Identificam-se ainda os traços de uma época romântica na estrutura desenvolvida com austeridade e geometrismo nas linhas sóbrias das fachadas.
Número IPA Antigo: PT031512050045
 
Registo visualizado 2404 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Extração, produção e transformação  Fábrica    

Descrição

Planta composta, irregular, sem coincidência exterior / interior. Volumes articulados na perpendicular, formando um ângulo; massas dispostas na horizontal; cobertura diferenciada em telhados duplos de 4 águas e terraço na construção acrescentada de novo; chaminé alta, cilíndrica, em tijolo. Fachada principal orientada a O. com embasamento escalonado, pelo íngreme da rua, onde se situa o edifício; a parte da empena respeitante ao antigo edifício é simétrica e dividida em quatro panos, definidos por leves frisos em bandas lombardas a toda a altura, a que se acresce um outro pano da nova edificação. A empena antiga é de 2 pisos divididos por friso sendo a superfície contínua, interrompida pela abertura de portas e janelas, estas um pouco recuadas; os vãos rasgam-se à maneira de aquedutos romanos, de arcadas sobrepostas, ainda que haja leves ornatos em alguns fechos de arco; fachada definida por cunhais arredondados; remata em cornija continuada e platibanda. A fachada orientada a S. é dividida em 3 panos por bandas verticais a toda a altura do edifício; em 2 dos panos organização de 2 pisos com um ático intermédio; no piso térreo rasgam-se 3 portas rectangulares, no ático, 4 janelas de forma quadrangular e no superior, 5 janelões de arco abatido, cujas vidraças são sustentadas por armação em ferro fundido; no outro pano desta empena, abre-se 1 janelão no piso superior; o remate é igual ao da fachada a O.. Em ambas as fachadas, ao longo delas adossam-se os canos de dois algerozes. Os pisos, suas fachadas e frisos são pintados com cores e tons diversos: vermelho, rosa, bege, cinzento e azul. O interior está descaracterizado, desenvolvendo-se um espaço amplo, aberto, interrompido por escadas de acesso aos 4 pisos, pela estrutura dos pisos e pela caixa do elevador.

Acessos

Largo Defensores da República, Beco de João Galvão

Protecção

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado no cimo de um outeiro, em harmonização com o meio envolvente. A E. pequeno espaço ajardinado que o separa de largo desafogado; delimitado a N. e O. pela ladeira de São Sebastião; a S. pelo Beco de João Galvão; a E. pelo muro de suporte de terras, contíguo ao Lg. dos Defensores da República e pelo Miradouro de São Sebastião, do qual se divisa panorama sobre a cidade e o Sado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Extração, produção e transformação: fábrica

Utilização Actual

Cultural e recreativa: museu

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 19, meados - é referida como espaço industrial conserveiro e Manuel José Neto, um dos primeiros conserveiros de Setúbal, possui aí uma pequena fábrica; 1906 / 1919 - as firmas Costa e Benzinhos & Ribeiro instalam no mesmo local as suas unidades conserveiras; 1919 - Matias Perienes toma de trespasse o edifício do Beco de João Galvão e o armazém da Ladeira de São Sebastião; 1929 - construção de um armazém; 1971 - A fábrica que se destinava à produção de conservas de peixe cessou a sua actividade; 1987 - fundação do Museu do Trabalho Michel Giacometti; 1995 - inauguração do Museu.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes, estrutura autónoma

Materiais

Alvenaria, cantaria, ferro, tijolo, vidro, telha, zinco.

Bibliografia

Museu do Trabalho Michel Giacometti, Roteiro, Setúbal s.d.; Setúbal Cultural, Roteiro Cultural da Cidade de Setúbal, Setúbal, s.d..

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1932 - foram alteradas as fachadas e implantada a cobertura metálica; 1990, década de - o actual edifício resulta de sucessivos acrescentos e melhoramentos, o último dos quais lhe terá conferido a unidade e harmonia que actualmente apresenta.

Observações

1 - O Museu, fundado em 1987, possui importante espólio, nomeadamente a Colecção Etnográfica de Michel Giacometti, para além de inúmeras peças relacionadas com os ofícios tradicionais e o património do quotidiano urbano.

Autor e Data

Albertina Belo 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login