Casa de Penalva / Solar dos Azeredos Pinto

IPA.00004838
Portugal, Porto, Baião, União das freguesias de Ancede e Ribadouro
 
Arquitectura residencial, setecentista. Palácio de planta rectangular, de dois pisos e integrando capela junto a uma das fachadas laterais, no alinhamento do frontespício e destacando-se deste em termos volumétricos.
Número IPA Antigo: PT011302010005
 
Registo visualizado 453 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  

Descrição

Ao lado do portão da entrada apresenta-se um pavilhão e um jardim. Palácio de planta rectangular composta, com coberturas diferenciadas e telhados de duas águas. A fachada principal, voltada a S., sobre o jardim, é composta por uma única ala, de dois registos, com a capela incorporada à fachada lateral direita. A grande simplicidade dos elementos arquitectónicos é contrariada pelo recortado de portas e janelas. Sobre a porta da entrada, antecedida por escadaria, forma-se um frontão triangular, tendo ao meio um escudo partido em pala. Capela com cunhais de cantaria e frontão contracurvado. No interior, tectos de masseira e pavimentos de madeira. Algumas salas nas paredes apresentam revestimento (até meio) de azulejo.

Acessos

Ancede, Penalva

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 95/78, DR, 1ª série, n.º 210 de 12 setembro 1978

Enquadramento

Rural, destacada, flanqueada a E. por uma capela, tendo em frente à fachada principal um jardim, que circunda uma fonte.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - Construção da casa inicial; 1738 - Início da reconstrução actual que lhe deu a feição actual, mandada executar por Francisco José de Azeredo e Melo, introduzindo nesta época a Capela; 1870 / 1881 - Novas modificações na casa, sobretudo na fachada O. e N. e no interior; séc. 20 - fachadas a O. e a N.; 1933 - Construção da Capela actual; 1956 - feitura do jardim, com alegretes, bancos e fonte.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Granito aparente, alvenaria de granito rebocada, cobertura exterior em telhas, madeiras, azulejos

Bibliografia

CARDOSO, Pe. Luis, Diccionario Geographico ou Noticia Historica de Todas as Cidades, Villas, Logares e Aldeas (...), Academia Real de Sciencias, Lisboa, 1747 - 1751; AZEREDO, Álvaro, Azeredos de Mesão Frio, Porto, 1914; AZEREDO, Álvaro, Casas de Baião, Porto, 1938; SILVA, A. Lambert Pereira da, Nobres Casas de Portugal, Porto, 1958 / 1974; Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976; AZEVEDO, Carlos, Solares Portugueses, Lisboa, 1989; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Palácios e Solares Portugueses, Porto, s.d.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

IPPAR - Procº nº IN 12 13 (34)

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Isabel Sereno 1994 / Paula Noé 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login