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Edifício e estrutura Estrutura Transportes Ponte / Viaduto Ponte pedonal / rodoviária Tipo arco
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Descrição
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Ponte lançada em 2 arcos de volta perfeita, de idênticas dimensões, apoiados por talhamares na parte inferior da enjunta e apoiados em alicerces de rocha nas margens. Os arcos têm arquivoltas de uma só fiada de aduelas paralelipipédicas. O preenchimento lateral e superior dos arcos é feito por blocos de pedra aparelhada, regular, assentes sem argamassa. As guardas são de duas fiadas de blocos aparelhados e formam ângulo pouco pronunciado sobre o arco da margem esquerda, acompanhando idêntica elevação do tabuleiro da ponte no mesmo local. Pavimento de lajes graníticas. |
Acessos
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EM entre Santo Adrião e Tabuaço, sobre o Rio Tedo. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,128567, long.: -7,633222 |
Protecção
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Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 31/83, DR, 1.ª série, n.º 106 de 09 maio 1983 *1 |
Enquadramento
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Rural, isolada, em vale profundo muito arborizado, com castanheiros, carvalhos e oliveiras, e encostas agricultadas de vinhas. |
Descrição Complementar
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Utilização Inicial
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Transportes: ponte |
Utilização Actual
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Transportes: ponte |
Propriedade
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Pública: municipal |
Afectação
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Sem afectação |
Época Construção
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Séc. 17 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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PEDREIROS: David Álvares, António Fernandes de Oliveira. |
Cronologia
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Séc. 2 a.C. / 1 d. C. - prováveis balizas cronológicas da sua construção primitiva, integrada na rede viária romana, servindo duas vias secundárias ou municipais (viae vicinales), entre Moimenta da Beira e Tabuaço e o rio Douro, que convergiam no local da ponte; época medieval - provável reconstrução da ponte; 1639, 23 Dezembro - procuração passada a António Fernandes de Oliveira para cobrar o dinheiro das fintas para a reconstrução da pinte, empreitada anteriormente arrematada por David Álvares; 1758 - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo Padre Pedro Souto, de Santa Leocádia, ela é referida como não tendo guardas, por estar por acabar, com dois arcos (olhais) amplos; séc. 19 - provável colocação das guardas; séc. 20, meados - o tabuleiro foi coberto por tapete betuminoso; 2.ª metade - um embate automóvel destruiu parcialmente os paramentos da ponte; 1980 - a Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais retirou o tapete betuminoso e fez um novo pavimento em calçada. |
Dados Técnicos
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Estrutura autoportante. |
Materiais
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Granito. |
Bibliografia
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MONTEIRO, J. Gonçalves, Subsídios para a Monografia do Concelho de Armamar, Viseu, 1984; MONTEIRO, J. Gonçalves, Tabuaço, Tabuaço, 1991; RIBEIRO, Aníbal Soares, Pontes Antigas Classificadas, Lisboa, 1998; ALMEIDA, Gustavo de, Ponte antiga de Santo Adrião, in Correio de Tabuaço, Tabuaço, 15 Fevereiro 2005; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/69770 [consultado em 2 janeiro 2017]. |
Documentação Gráfica
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CMA |
Documentação Fotográfica
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IHRU: DGEMN/DSID |
Documentação Administrativa
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IHRU: DGEMN/DSID |
Intervenção Realizada
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DGEMN: 1980 - enchimento de betão entre as pedras das guardas e refechamento das juntas, utilizando os silhares originais; medidas de protecção, como a fixação de limites de carga sobre a ponte. |
Observações
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*1 - DOF: Ponte antiga de Santo Adrião sobre o rio Tedo. |
Autor e Data
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Lina Marques 1998 |
Actualização
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