Anta de Zedes / Casa da Moura

IPA.00000517
Portugal, Bragança, Carrazeda de Ansiães, União das freguesias de Amedo e Zedes
 
Monumento megalítico composto por câmara de planta poligonal e "vestíbulo", apresentando semelhanças com a Anta de Fonte Coberta, do concelho de Alijó (v. PT011701160001). Entrada marcada por um corredor curto, formando "vestíbulo", possuindo três esteios com pinturas a vermelho e gravuras na laje de cabeceira.
Número IPA Antigo: PT010403190014
 
Registo visualizado 486 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Funerário  Anta    

Descrição

Mamoa com um "tumulus" muito danificado, possuindo uma câmara poligonal, de grandes dimensões, composta por nove esteios imbricados, conservando ainda a laje de cobertura. A sua entrada, virada a E., é marcada pela existência de um "vestíbulo", constituído por duas lajes, baixas, colocadas no solo segundo o seu lado maior. Vestígios de pinturas a vermelho num esteio representando linhas onduladas encimadas por um "báculo", enquanto a laje de cabeceira apresenta na face externa motivos gravados constituídos por sulcos e fossetes. Nas escavações efectuadas foram recolhidos dois fragmentos de cerâmica manual e uma faca em silex *2.

Acessos

Estradão a partir da EM Carrazeda de Ansiães - Zedes (Estrada Municipal 628)

Protecção

Categoria: SIP - Sítio de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 188/2013, DR, 2.ª série, n.º 69, de 09 abril 2013

Enquadramento

Rural, isolado, numa pequena chã coberta de vegetação rasteira sobranceira à Ribeira da Regada e a cerca de 500 m. a S. de Zedes. Nas imediações deste monumento encontraram-se à superfície lajes em granito, fragmentos de esteios de uma anta, revelando a existência de um outro monumento que terá sido destruído *1.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Funerária: anta

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Privada: pessoa singular (terreno)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Megalítico

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

3000 a.C. - provável edificação da anta; séc. 19 - época a partir da qual passou a ser conhecida; 2006, 07 fevereiro - proposta de abertura do processo de classificação da DRPorto; 18 abril - parecer favorável do IPArqueologia ao processo de classificação; 04 maio - despacho de abertura do processo de classificação da Vice-Presidente do IPPAR; 2012, 16 novembro - publicação do projeto de decisão de classificar o imóvel como Sítio de Interesse Público e fixação da respetiva Zona Especial de Proteção, em DR, 2.º série, n.º 222, anúncio n.º 13703/2012

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Esteios e laje de cobertura em monólitos graníticos; "tumulus" constituído por terra e pedra miúda.

Bibliografia

ALVES, Francisco Manuel, Memórias Arqueológicas - Históricas do Distrito de Bragança, vol. 9, Porto, 1934, p. 709, 710 e 715; JORGE, Vítor Oliveira, Megalitismo do Norte de Portugal: o distrito do Porto - os monumentos e a sua problemática no contexto europeu, dissert. de doutoramento, polic., vol. 1, Fac. de Letras da Univ. do Porto, 1982, p. 465; SANTOS JÚNIOR, Joaquim Rodrigues dos, Pinturas Megalíticas do Concelho de Carrazeda de Ansiães, 1, Porto 1930; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/6165498 [consultado em 4 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Serviço Regional de Arqueologia da Zona Norte: 1985 - limpeza do monumento; 1990 - desenho do monumento e levantamento das pinturas; 1991 - consolidação estrutural e sondagem arqueológica.

Observações

*1 - Na localidade, existem vários monumentos deste tipo, destacando-se a Anta de Vilarinho, classificada como Monumento Nacional. *2 - a anta de Zedes foi objecto de gravura de selos dos CTT.

Autor e Data

Paulo Amaral 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login