Capela de Nossa Senhora dos Anjos

IPA.00006786
Portugal, Santarém, Santarém, União de Freguesias da cidade de Santarém
 
Arquitectura religiosa, manuelina, mudejar, maneirista. Capela de dimensões consideráveis, formada pela justaposição de corpos de diferentes épocas - a capela-mor, manuelina, de planta quadrada, com cobertura em coruchéu octogonal, rodeado exteriormente por renque de merlões pentagonais, de feição mudejar; a nave, com o arco triunfal e a galilé, com elementos de suporte já de carácter clássico; mascarão relevado na pedra onde assenta o púlpito, de feição maneirista.
Número IPA Antigo: PT031416210101
 
Registo visualizado 812 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta, formada por nave rectangular antecedida por galilé e capela-mor quadrada, a que se adossa, a S., uma sacristia também de planta quadrada. Volumes articulados, marcados por forte horizontalidade, com coberturas diferenciadas em coruchéu octogonal sobre a capela-mor, em telhado de 3 águas sobre a nave e a galilé e de 2 águas sobre a sacristia. Fachada principal orientada, com empena angular e galilé adossada, rodeada por murete baixo sobre o qual assentam 8 colunas toscanas, sustentando um entablamento corrido; porta de acesso à nave de vão rectangular moldurado; fachadas laterais cegas, sineira rematando a fachada N., junto à capela-mor; o coruchéu, vazado por 2 pequenas frestas ovais molduradas, é rodeado a cerca de um terço da altura por moldura saliente sobre a qual se apoiam merlões pentagonais; no seu remate um catavento em ferro. INTERIOR - na nave, coberta por tecto em masseira, de 3 planos, destaca-se a base em cantaria, com mascarão lavrado, sobre a qual assenta um púlpito tardio em madeira, com escada exterior de acesso; arco triunfal em cantaria, rebaixado, sobre pilastras toscanas. A capela-mor é rematada por cúpula prismática octogonal, com trompas nos 4 ângulos do quadrado da base; na parede fundeira rasgam-se 3 nichos enquadrados por arcos redondos com molduras em cantaria, o central mais elevado, com a imagem do orago; as paredes laterais são revestidas por azulejos de padrão floral polícromo, seiscentista. Na sacristia, arcaz com espaldar liso.

Acessos

E.N. 3, no sentido Santarém - Pernes, a seguir à Portela das Padeiras.

Protecção

Enquadramento

Rural, outeiro. Implantada nos terrenos pertencentes à Quinta dos Anjos, não muito distante do edifício oitocentista, onde residem os proprietários e de instalações agrícolas adaptadas a fins turísticos. A capela é rodeada a N. e O. por amplo terreiro, a S. e E. por terrenos com vegetação - mato e pinheiros; um muro baixo, com floreiras, circunda o terreiro do lado S.; adossado à capela-mor, do lado N., um longo anexo, a antiga residência do eremitão, aproximadamente com a dimensão da nave, delimita o terreiro do lado nascente - volume prismático de 1 piso, com telhado de 2 águas, com 2 chaminés, caiado e com rodapé azul, rasgado por pequenos vãos rectangulares; em frente à entrada da capela, um cruzeiro em pedra com uma data inscrita: 1260.

Descrição Complementar

Recheio - imagens quinhentistas, policromadas, de Nossa Senhora dos Anjos, no nicho central da capela-mor e de Nossa Senhora da Piedade, sobre o altar; na sacristia, um braço relicário, dentro de redoma de vidro, um queimador de incenso em bronze, chinês, em forma de dragão, pisando uma serpente, uma jarra arte nova.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16, inícios - data provável de construção da capela-mor, que funcionaria como um pequeno oratório, possivelmente no local de anterior construção medieval, datada de 1260, terá ficado atestado na data inscrita no cruzeiro; séc. 16, 2ª metade - adossamento da nave, com a sua galilé; séc. 17, 1ª metade - colocação dos azulejos nas paredes da capela-mor; 1930 - obras de consolidação, realizadas pelo então proprietário João Sabino Passos Caldas.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes (nave); estrutura mista (capela-mor)

Materiais

Alvenaria de pedra, rebocada, caiada, com rodapé exterior marcado a azul; cantaria em colunas, arcos, molduras; madeira na cobertura da nave; tirantes em ferro; tijoleira nos pavimentos; azulejos na capela-mor.

Bibliografia

SANTA MARIA, Frei Agostinho de, Santuário Mariano e Historia das imagens milagrosas de Nossa Senhora e das milagrosamente aparecidas, em graça dos Pregadores e dos devotos da mesma Senhora, Lisboa, Biblioteca Nacional, 1707 / 1723; CÂNCIO, Francisco, Ribatejo - casos e tradições, 2º vol., Lisboa, 1948; AAVV, À descoberta de Portugal, Lisboa, 1986.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1930 - aplicação de gatos em ferro na galilé; os tirantes em ferro da nave poderão também ter sido colocados nessa altura.

Observações

No séc. 18 existia no altar-mor um retábulo pictórico com cenas da vida da Virgem: o Nascimento do Menino, do lado do Evangelho, a Visitação do lado da Epístola, a Encarnação sobre o nicho, (no qual estava a imagem de Nossa Senhora dos Anjos), alguns dos Apóstolos na predela; o coruchéu tinha ainda um renque de merlões junto à base; nas proximidades da capela erguia-se uma pequena ermida, de planta sextavada e rodeada por uma galilé, onde se guardava a imagem de Nossa Senhora da Piedade. O eremitão era apresentado pelo pároco de São Salvador.

Autor e Data

Isabel Mendonça 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login