Jardim Constantino

IPA.00006996
Portugal, Lisboa, Lisboa, Arroios
 
Espaço Verde de recreio. Jardim público
Número IPA Antigo: PT031106440431
 
Registo visualizado 490 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Espaço verde  Jardim        

Descrição

Quanto ao jardim datado do século 19 a descaracterização é total. O Jardim actual, de planta quadrangular, é aberto e definido pela Rua Pascoal de Melo a N., a S. pela Rua Mindelo, a E. pela Rua Passos Manuel e a O. pela Rua José Estevão. A periferia do tabuleiro em que assenta o jardim é definida por um alinhamento de árvores, em caldeiras compassadas. Quatro canteiros, delimitados por um gradeamento metálico, definem os cantos do tabuleiro e, no interior uma elipse, originam ainda as aberturas correspondentes aos eixos da nova composição, centrada num espaço de recreio infantil. A S., no extremo do eixo longitudinal, encontra-se uma taça de água de grandes dimensões centrada por uma fonte. Junto ao canteiro definido pela Rua José Estevão com a Rua Mindelo, encontra-se um quiosque, a que se segue uma área de estadia, com mesas e bancos, frequentemente utilizada pela população mais idosa. Ao longo do jardim, de acordo com a forma dos canteiros estão localizados bancos de jardim. No canteiro a NO. do equipamento infantil encontra-se uma estátua, representando Prometeu. A cobertura arbórea provoca um ensombramento em todo o jardim á excepção do canteiro NO. pelo que, nesse canteiro predomina uma vegetação de porte arbustivo. Possui um quiosque municipal, semelhante ao do Cais Sodré e ao do Poço do Bispo.

Acessos

Rua Pascoal de Melo; Rua Mindelo; Rua Passos Manuel; Rua José Estevão

Protecção

Enquadramento

Urbano. Contido. Encaixado a S., E. e O.. Plataforma pendente para E..

Descrição Complementar

«(...) Metendo pela R. de Pascoal de Melo, encontra-se à direita o Jardim Municipal chamado de Constantino, em homenagem ao rei dos floristas portugueses, Constantino José Marques de Sampaio e Melo» (Guia de Portugal, p. 267)

Utilização Inicial

Recreativa: jardim

Utilização Actual

Recreativa: jardim

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Câmara Municipal de Lisboa (Direcção Municipal de Ambiente e Espaços Verdes - Departamento de Espaços Verdes)

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

ESCULTOR: Francisco Santo (1923).

Cronologia

1886 - abertura do jardim; 1923 - execução da escultura de Prometeu por Francisco Santos; 1925 - colocação da escultura no local pela Câmara Municipal de Lisboa.

Dados Técnicos

Materiais

INERTES: calçada portuguesa, taça de água de calcário; VEGETAL: árvores - jacarandá (Jacaranda ovalifolia), Cedro dos Himalaias (Cedrus deodara e Ficus macrófila

Bibliografia

CAEIRO, Baltazar Matos, Os Quiosques de Lisboa, Sacavém, Distri Editora, 1986; FERREIRA, Rafael Laborde, VIEIRA, Victor Manuel Lopes, Estatuária de Lisboa, Lisboa, Amigos do Livro, Lda., 1985; MAGALHÂES, Andreia e GONÇALVES, Jorge, O Jardim Constantino - Os espaços públicos nas transformações urbanas; in Boletim da Direcção Municipal de Planeamento e Gestão Urbanística/CML; Ano 3, nº14, Lisboa, Novembro/ Dezembro 2000; PROENÇA, Raul, Guia de Portugal, 1º volume, Biblioteca Nacional de Lisboa, 1924.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; UE

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO O jardim recebe esta designação em homenagem ao artista Constantino José Marques de Sampaio e Mello.

Autor e Data

Ana Aguiar 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login