Igreja Paroquial das Quatro Ribeiras / Igreja de Santa Beatriz

IPA.00008176
Portugal, Ilha Terceira (Açores), Praia da Vitória, Quatro Ribeiras
 
Igreja paroquial construída no séc. 15 e reformada no séc. 17, com planta de três naves e estrutura atarracada integrada no programa nacional de construção de igrejas paroquiais pelas Ordens Militares, administradas diretamente pela Coroa. Apresenta planta composta de três naves e capela-mor, mais baixa e estreita, interiormente com iluminação axial e bilateral. As fachadas são rebocadas e pintadas, com os elementos estruturais e molduras dos vãos sublinhados a ocre, de caráter popular; a principal termina em frontão triangular, com a cornija inferior formando recorte retilíneo central e as laterais formando volutas, interrompidas no topo, e é rasgada por portal de arco abatido encimado por friso e cornija contracurva, ladeado por dois dois janelões e encimado por um outro, no tímpano, todos com a mesma modinatura. Torre sineira de dois registos tendo, no primeiro, janela jacente e, no segundo, sineira em arco de volta perfeita, sendo rematada em coruchéu piramidal facetado. As fachadas laterais são rasgadas por janelas e porta travessa, de verga reta, e a posterior da capela-mor, terminada em empena, por óculo circular.
Número IPA Antigo: PT071905070004
 
Registo visualizado 589 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta retangular composta por três naves e capela-mor, mais baixa e mais estreita, tendo adossada de ambos os lados sacristia e anexo rectangular e à fachada lateral esquerda torre sineira quadrangular. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na igreja, de uma na sacristia e em coruchéu facetado na torre sineira. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com embasamento a preto, e os cunhais apilastrados, remate em friso e cornija e molduras dos vãos sublinhados a bege. Fachada principal virada a O., terminada em cornija formando recorte ao centro e frontão de volutas interrompida por acrotério sustentando cruz latina; é rasgada por portal de verga abatida, com moldura encimada por friso e cornija contracurva, de chave relevada, com dois frisos verticais prolongados até à cornija do remate, e encimada por lápide inscrita; lateralmente abrem-se duas janelas de igual modinatura, e, no tímpano, uma outra, formando aletas. No alinhamento da fachada, dispõe-se à esquerda a torre sineira, de dois registos separados por cornija, abrindo-se no primeiro janela jacente de capialço e no segundo, em cada uma das faces, sineira em arco de volta perfeita, albergando sino; nos cunhais possui urnas. Fachadas laterais rasgadas, na nave por porta travessa de verga recta e janela retangular e, na capela-mor da lateral esquerda, por janela retangular e porta de verga recta; nos anexos abrem-se duas janelas. Na fachada posterior da capela-mor, terminada em empena coroada por cruz de alvenaria, pintada de branco, rasga-se óculo circular, na sacristia da lateral direita dois vãos terminados em ângulo e na lateral esquerda porta de verga reta; à torre sineira adossa-se corpo alto, rasgado posteriormente por porta de verga reta sem moldura, no interior do qual se desenvolve escada de acesso aos sinos.

Acessos

Quatro Ribeiras, Rua da Igreja

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Resolução do Presidente do Governo Regional n.º 98/1980, JORAA, 1.ª série, n.º 31 de 16 Setembro 1980

Enquadramento

Urbano, isolado, inserido em plataforma sobrelevada à estrada, formando adro, com guarda em balaustrada, acedido por larga escadaria. No topo das escadas, ergue-se o Império do Espírito Santo das Quatro Ribeiras (v. PT071905070029) e, no meio, um cruzeiro.

Descrição Complementar

Sobre o portal axial existe lápide com a inscrição 1455-1460.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Angra)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 15 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1455 / 1460 - datas inscritas sobre o portal assinalando a construção da igreja; séc. 17 - remodelação da igreja; 1980, 1 janeiro - terramoto provoca grandes danos na igreja, segundo um rol publicado pelo Bispado de Angra do Heroísmo, de 1980.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; coruchéu da torre de betão; portas e caixilharia de madeira; cobertura de telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login