Quinta Palheiro Ferreiro / Quinta do Palheiro

IPA.00008383
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Funchal, São Gonçalo
 
Quinta de produção de espécies arbóreas.
Número IPA Antigo: PT062203060096
 
Registo visualizado 396 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Agrícola e florestal  Quinta    

Descrição

Acessos

E 102

Protecção

Enquadramento

Localizada a NE: do Funchal, Situa-se num planalto, a 550m de altitude* 1.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Agrícola e florestal: quinta

Utilização Actual

Comercial e turística: casa de turismo de habitação

Propriedade

Afectação

Época Construção

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. XIX, inícios - a única casa existente era um pavilhão de caça. Conde do Carvalhal manda plantar uma vasta área de mata, que constituía a quinta onde terá existido o primeiro viveiro de carvalhos da ilha, com destino a diferentes pontos da cidade do Funchal, só alguns anos mais tarde foi construída a casa e a capela. ; 1817 - a arquiduquesa Leopoldina da Áustria esteve na Madeira, tendo ficado na quinta antes de viajar para o Brasil*2; 1828 - o conde foi obrigado a emigrar para Inglaterra, devido à ocupação da ilha por tropas miguelistas, onde terá permanecido, até se ter estabelecido o constitucionalismo, 1834 - O conde volta à Madeira e transforma a tapada num horto botânico, com pomares e jardins; 1837 - O Conde do Carvalhal morre deixando a quinta em testamento ao seu sobrinho, António Leandro da Camara Carvalhal Esmeraldo Atouguia Sá Machado, 2º Conde do carvalhal; 1885 - a quinta foi vendida a John Burden Blandy , dando-se início à construção de uma nova casa de estilo vitoriano, muito mais ampla e luxuosa que a primeira. Os jardins foram aumentados e plantada uma vasta área de relvado. Foi mandado construir por Mrs Blandy um pequeno jardim mais recado junto à capela denominado "Jardim da Senhora"; 1901 - Garden Party para receber a visita dos reis D. Carlos e D. Amélia, que se deslocaram à quinta; Déc. 80 - recuperação da primeira casa de habitação para passar a funcionar como estalagem; 1998 - a quinta era ainda propriedade da família Blandy, encontrando-se ligada ao Campo de Golf do Palheiro Ferreiro, a S. e a N. numa cota Superior, a um lago artificial, alimentado pela Levada do Blandy; 2006, Nov. - O jardim é premiado com o troféu Melhor Jardim da cadeia "Relais & Chateau" Luxury Resorts: um novo conceito de resorts.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

Costa, Alexandra Sofia, Quintas do Funchal, Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Arquitectura Paisagista, Lisboa, 1998; http://www.lifecooler.com/portugal/natureza/jardins/jardinsdaQuintadoPalheiroFerreiro (2010/03/16).

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO;*1 - Localizada numa zona de grande altitude possui vários pontos de interesse, destacando-se o "Sítio de Balancal", cujo campo visual permite observar toda a cidade do Funchal;*2 - A arquiduquesa e toda a sua comitiva ficaram maravilhados com todo o esplendor da quinta;*3 É a maior quinta da Madeira. Destes 200ha apenas 13 estão ajardinados.

Autor e Data

Teresa Camara 2010

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login