Igreja Paroquial de Vila Real de Santo António / Igreja de Nossa Senhora da Encarnação

IPA.00009966
Portugal, Faro, Vila Real de Santo António, Vila Real de Santo António
 
Arquitectura religiosa, pombalina, rococó. Igreja paroquial de nave única, ampla, com cobertura interior em tecto, iluminada por janelão sobre o portal e um par de janelas em cada ilharga, com capela-mor abobadada, iluminada por uma janela em cada ilharga, e com dois corredores laterais exteriores à nave, no interior retábulos laterais rocócó.
Número IPA Antigo: PT050816020010
 
Registo visualizado 786 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave única com coro-alto, capela-mor quadrangular, capela baptismal, sacristia e corredores de circulação laterais. Volumes articulados com massas dispostas na vertical, com coberturas em telhado de duas águas. Fachada principal compõe-se de dois registos de corpo único delimitado por cunhais salientes em cantaria; primeiro registo corresponde à entrada principal, com o portal em arco recto sobrepujado por um frontão curvo, interrompido na sua aresta recta, apoiado em pilastras que ladeiam o portal principal; tímpano do frontão decorado com um arco canopial a partir do qual se desenvolve uma cartela apoiada em pendentes *1; segundo registo integra apenas um janelão ao centro, de arco recto com moldura em cantaria sobrepujado por um frontão triangular; fachada termina em empena triangular definindo um frontão angular com um óculo central no tímpano, encimado por cruz de ferro sobre pilastra ao centro e dois coruchéus nas extremidades. Fachadas laterais e posterior adossadas. INTERIOR: Espaços diferenciados em nave e capela-mor e restantes dependências. Iluminação através do janelão e do óculo na fachada principal, duas janelas em cada lado das fachadas laterais da nave e ainda uma janela em cada alçado lateral da capela-mor. Coberturas diferenciadas em madeira na nave, abóbada quadripartida na capela-mor, abóbada de canhão na capela baptismal e placa recta nos restantes espaços. Nave: espaço amplo com quatro retábulos laterais uma nave e cinco altares. Altar-mor com a imagem da padroeira (Nossa Senhora da Encarnação), num nicho, e ladeada pela imagem Sagrado Coração. Do lado do Evangelho, as capelas do santíssimo, sem imagem, e a do Senhor dos Passos, com a imagem num nicho e outra imagem da Virgem de Lourdes. Do lado da Epístola, a Capela das Almas, com três imagens: Senhor na Cruz, ao centro, e Virgem da Soledade e S. João Evangelista, esta última oferecida à igreja por uma companhia italiana; também uma cabeça de Cristo no mesmo altar; ainda do lado da Epístola, a Capela de Nossa Senhora do Carmo, com a imagem ao centro e ladeada por Nossa Senhora do Rosário e Santo António Dois púlpitos e baptistério à esquerda da entrada do templo. Coro ocupa o primeiro tramo da nave, denunciando uma organização tripartida que não se verifica, pelos três arcos que o sustentam, abatidos, neles repousando uma balaustrada corrida a toda a largura da nave; Sacristia - crucifixo e quadros na parede; Torre sineira com acesso pela sacristia, possuindo dosi sinos e relógio. Arrecadação por cima da Sacristia; Lavatorio - casa junto à Sacristia, destinada ao Sacerdote.

Acessos

Praça Marquês de Pombal

Protecção

Incluído no Núcleo histórico pombalino de Vila Real de Santo António (v. PT050816020003)

Enquadramento

Urbano, planície, adossado. Edifício implantado ao centro da fachada N. da Pç. principal da Vila, sendo mesmo um dos seus três eixos orientadores, a par da Câmara Municipal a E. e do antigo Tribunal a S.. Detém ainda um grande impacto urbanístico, ao elevar-se acima dos edifícios que lhe estão adossados a E. e a O.. Fachada principal a S.; fachadas laterais adossadas; fachada posterior adossada ao muro do cemitério.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Algarve)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Reinaldo Manuel dos Santos; VITRALISTA: Joaquim Rebocho

Cronologia

1774 - Início da construção; 1776 - Conclusão das obras; 1940, década de - instalação dos vitrais da capela-mor e da capela-baptismal da autoria de Joaquim Rebocho.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Alvenaria rebocada e caiada, madeira, pedra, mosaico, talha

Bibliografia

AZEVEDO, Correia de, Algarve monumental, Trofa, Sólivros de Portugal, 1977; CORREIA, José Eduardo Horta, Vila Real de Santo António. Urbanismo e poder na política pombalina, 3 vols., Lisboa, Dissertação de Doutoramento em História da Arte apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 1984 (texto policopiado); OLIVEIRA, Francisco d'Ataíide, Monografia do concelho de Vila Real de Santo António, Porto, Figueirinhas, 1908.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMVRSA

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CMVRSA

Intervenção Realizada

Nada a assinalar

Observações

*1 - No projecto original este frontão curvo não era interrompido na sua secção inferior, sendo a decoração do tímpano bastante mais sóbria.

Autor e Data

Paulo Fernandes 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login