Estação Ferroviária de Vila-Real de Santo António
| IPA.00017076 |
Portugal, Faro, Vila Real de Santo António, Vila Real de Santo António |
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Arquitectura de transportes, modernista. Estação ferroviária *1 terminal, incluindo extensa área de vias férreas e algumas construções de apoio técnico (armazéns de mercadorias cobertos, oficinas e depósitos de material circulante). O edifício de passageiros, volume articulado, de planta alongada, é constituído por adição de corpos paralelepipédicos regulares diferenciados, com cobertura em laje plana horizontal rematada por platibanda. Desenvolve-se em dois pisos, com o térreo destinado ao serviço ferroviário e apoio aos passageiros e o superior para instalações residenciais dos funcionários (com entradas independentes por zonas recedidas na fachada voltada para a povoação). O programa funcional do edifício de passageiros contempla espaço apropriado à expedição de bilhetes e à recolha de bagagens, além de salas de espera para os passageiros das diversas classes, salas para telégrafo e para o chefe de estação, instalações para a guarda fiscal e para o fiscal do governo e habitações destinadas ao chefe da estação e outros funcionários superiores. Apesar de ser a estação terminal leste (sotavento) da Linha do Sul, o edifício de passageiros não tem uma planta em U envolvendo o topo das linhas (tal como o enunciavam os tratados ferroviários) pelo facto de existir um ramal que se prolonga para além da estação até ao cais da margem do Guadiana. |
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Número IPA Antigo: PT050816020009 |
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Registo visualizado 2019 vezes desde 27 Julho de 2011 |
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Edifício e estrutura Edifício Transportes Apeadeiro / Estação Estação ferroviária
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Descrição
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A estação inclui o edifício de passageiros, uma extensa área de vias férreas e algumas construções de apoio técnico, como armazéns cobertos, oficinas e depósitos de material circulante. O edifício de passageiros desenvolve-se paralelamente à linha e situa-se entre esta e a povoação. Edifício de Passageiros - volume articulado, com dois pisos, de planta alongada contorno ortogonal quebrado e orientação E-O; é constituído por adição de corpos paralelepipédicos regulares diferenciados, com cobertura em laje plana horizontal rematada por platibanda. O piso térreo destina-se ao serviço ferroviário e apoio aos passageiros (vestíbulo, salas de espera, bilheteiras, gabinetes). O piso superior é ocupado com duas habitações para funcionários (com entradas independentes por zonas recedidas na fachada voltada para a povoação). As fachadas mais longas (E., voltada para a via férrea, e O., voltada para a povoação) têm composição simétrica. O volume central, mais alto que os restantes, corresponde ao vestíbulo de passageiros e é rasgado por três vãos verticais centrais nas duas fachadas mais longas, enquadrados por séries de lâminas opacas, que intersectam a fachada a cutelo e se prolongam na vertical para além do nível da cobertura. No lado da povoação, estes vãos verticais terminam sobre a pala horizontal de protecção da entrada, abaixo da qual se abrem três portas para acesso de passageiros com ombreiras em cantaria de pedra calcária. A fachada prolonga-se, à face do plano frontal deste volume, nos dois sentidos, em dois pisos. Em cada piso de cada um dos tramos assim definidos abre-se um grupo de dois vãos de janela quadrados, unidos por moldura linear saliente de secção rectilínea simples. Os restantes volumes são articulados em planta, escalonados em alçado e têm vãos de distinta caracterização: janelas quadradas nos volumes recuados dos extremos, com lintel saliente, no piso superior, e com peito saliente, no piso inferior; vão vertical central nos volumes avançados (contendo as escadas de acesso às habitações do piso superior). Um óculo circular alto, colocado ao nível do piso superior, e uma porta de acesso a instalações de serviço, pontuam axialmente os recessos por onde se processa a entrada às habitações. Os diversos volumes são unificados pelo embasamento em alvenaria de pedra calcária aparente que se prolonga para além do perímetro do edifício sob a forma de muretes baixos de desenvolvimento linear recto, contendo canteiros para plantas e delimitando o espaço da estação. Também o remate superior das platibandas (com cornija saliente, rectilínea horizontal, dupla ou simples) contribui para a unidade da expressão do conjunto. Os alçados de topo têm uma janela quadrada central no volume mais baixo e avançado. O alçado do lado da via férrea é mais contínuo. O perfil geral é dominado pelo vestíbulo de passageiros. Ao nível do piso superior, para cada lado dos seus vãos verticais, existem 4 janelas quadradas, ligadas entre si à altura da verga e do peito por molduras salientes, rectilíneas horizontais. Ao nível do piso térreo, ao centro, 3 vãos verticais de porta dão acesso ao vestíbulo de passageiros; são enquadrados por dois pares de janelas altas, a que se seguem, em cada lado do alçado, 4 vãos de porta idênticos, conduzindo, originalmente, às salas de espera e às dependências de serviços. A cobertura do cais de passageiros é uma laje plana em betão armado, em consola estruturada a partir do edifício de passageiros e coincidindo, em extensão, com o corpo de dois pisos; tem pendente para o interior e apresenta, na face inferior, vigas salientes e campânulas moldadas, com armaduras eléctricas de iluminação. O seu lançamento extraordinariamente profundo, sem quaisquer pontos de apoio ao solo, garante, na zona coberta, uma luminosidade pouco comum neste tipo de estruturas. A parede exterior voltada para o cais é revestida, entre o nível do embasamento e a verga dos vãos, com azulejo cerâmico vidrado na cor azul maiólica (peças rectangulares colocadas em posição horizontal e peças de remate das arestas em quarto de cilindro). INTERIOR: o vestíbulo do edifício de passageiros (situado ao centro) tem altura interior correspondente aos dois pisos e é iluminado pelos vãos verticais contrapostos; paredes das zonas de público em alvenaria rebocada e pintada, com revestimento em azulejo cerâmico vidrado na cor azul maiólica, até ao nível dos lintéis dos vãos do piso térreo. Tecto plano com vigas estruturais de suporte aparentes. As habitações do piso superior têm entradas e escadas de acesso independentes situadas em ambos os extremos do alçado voltado para a povoação. O edifício é detalhado com grande sobriedade e com um rigor geométrico legível em todos os pormenores (caixilharias, armaduras de iluminação, inscrições, balcões de atendimento), sempre com predomínio dos perfis de secção rectilínea ortogonal, sem quaisquer efeitos decorativos. O anexo das instalações sanitárias é um pequeno volume com um só piso e planta rectangular, com cobertura plana, horizontal, em laje de betão armado, rematada por dupla cornija saliente, rectilínea horizontal, idêntica à do edifício de passageiros. Tem alçados de composição assimétrica e embasamento em alvenaria de pedra calcária aparente, prolongado frente a cada porta num par de caldeiras para plantas. Os paramentos em alvenaria rebocada e pintada são parcialmente revestidos com azulejo cerâmico vidrado na cor azul maiólica. |
Acessos
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