Igreja Paroquial de Alcáçova / Igreja de Santa Maria da Alcáçova

IPA.00025494
Portugal, Portalegre, Elvas, Caia, São Pedro e Alcáçova
 
Arquitectura religiosa. Igreja paroquial.
Número IPA Antigo: PT041207020092
 
Registo visualizado 365 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Acessos

Protecção

Enquadramento

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: 1. Inscrição funerária gravada numa tampa de sepultura fragmentada e reaproveitada para o pavimento da capela de Nossa Senhora das Graças; fracturas no topo superior esquerdo e mossas dificultam leitura. Sulcos das letras pouco profundos. Dimensões: 83,5x43. Tipo de letra: capital quadrada com "D" e "O" peculiares e idênticos aos utilizados em epígrafes da Sé de Silves. Leitura reconstituida e modernizada: SEPULTURA DE AIRES GOMES DA MTISCA(?) E ANA FERNANDES SUA MULHER. 2. Inscrição funerária(?) gravada numa tampa de sepultura muito erodida, distinguem-se somente algumas letras. Dimensões: 114x75,5. Calcário.Tipo de letra: capital quadrada. Leitura reconstituída e modernizada: (...] PE [...] VI A VEI [...]. 3. Inscrição funerária gravada numa tampa de sepultura que tem duas argolas de ferro utilizadas para levantar a tampa e aceder ao jazigo. Mossas. Mármore. Dimensões: 161x73,5. Tipo de letra. capital quadrada com "P" peculiar executado a partir de um "R". Leitura modernizada: SEPULTURA DE CATARINA ÁLVARES MULHER DE JOÃO RODRIGUES MERCADOR. 4. Inscrição funerária gravada numa tampa de sepultura irregular reaproveitada para um dos degraus que acede ao altar da capela do Santíssimo, lado esquerdo do antigo altar-mor. Fractura no flanco inferior direito. Sulcos das letras preenchidos com betume negro. Mármore. Dimensões: 160x51,5/62. Tipo de letra: capital quadrada irregular e de má qualidade gráfica com "D" e "E" actuários. Leitura modernizada: AQUI JAZ MOR GONÇALVES MULHER QUE FOI DE DIOGO LEITÃO OURIVES. 5. Inscrição funerária(?) gravada num fragmento de uma tampa de sepultura. Superfície epigráfica muito delida. Mármore negro. Dimensões: 92,5x48,5/49/49,5. Tipo de letra: gótico minúsculo de forma. Leitura reconstituída e modernizada: sepultura de diogo [...]. 6. Inscrição funerária gravada numa tampa de sepultura num campo epigráfico delimitado por filete simples e encimada por pedra de armas esculpida em relevo tudo enquadrado por placas de mármore negro que servem de moldura. Encontra-se no lado da Epístola, defronte do altar da capela de Nª Senhora da Conceição, outrora da invocação do Senhor dos Passos. Mármore. Dimensões: totais: 232,5x124; campo heráldico: 113,5x82; campo epigráfico: 76x82; escudo: 76x58,5; moldura de mármore cinzento: 16,5. Descrição heráldica: escudo de ponta com 5 leões armados e lampassados em aspa: Barroso, vulgarmente usadas pelos Bastos por não terem armas próprias. Tipo de letra: capital quadrada. Data enquadrada por volutas - sinal idêntico aos de fim de texto. Nexos. Leitura modernizada: SEPULTURA DE PEDRO DE BASTOS CAVALEIRO PROFESSO DA ORDEM DE CRISTO CORONEL DO REGIMENTO DA ARTILHARIA E DE SUA MULHER DONA MARGARIDA ALBERTA DE SOUSA E DE SEUS HERDEIROS. 1715.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Évora)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 13 - fundação da igreja sobre uma antiga mesquita; 1715 - Pedro de Bastos, coronel de artilharia e cavaleiro da Ordem de Cristo, e Margarida de Sousa, sua mulher, possuem na igreja de Santa Maria da Alcaçova jazigo para sua sepultura e de seus descendentes.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

SILVA, Isabel (coord.), Dicionário enciclopédico das freguesias, 4º vol., Matosinhos, Minha Terra - Estudos Regionais de Produção e Consumo, 1997; VALLA, Margarida, A praça-forte de Elvas: a cidade e o território, in Monumentos, n.º 28, Lisboa, Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, Dezembro 2008, pp. 34-43.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Rosário Gordalina e Filipa Avellar 2007

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login